Sobre o papo que eu estava tendo com meu namorado agora a pouco por email.
É inegável, ao menos pra mim, a influência da família - sobretudo dos pais - no comportamento dos filhos.
Algumas das pessoas mais tranquilas que conheço cresceram em ambientes familiares relativamente equilibrados, onde se prezavam a ordem, o respeito e a amizade. Se formos capazes de construir um lar de paz, de tolerância, de amizade e carinho, certamente os filhos assim serão: calmos, tolerantes, afetuosos.
Pelo contrário, se acostumados a lares conturbados, com brigas, violências verbais, falta de respeito ou de amor, o que se têm é uma pessoa com personalidade conturbada, agressiva ou com medo da vida. Em quase todos os casos, os filhos herdam os defeitos que tanto observaram nos pais. Daí, só contando com a sorte, educação ou espiritualidade para fugir disso.
Claro que nenhuma família é 100% paz ou 100% guerra. Mas o fato é que alguém pode ter uma personalidade extremamente tranquila e se ver completamente atordoado e agressivo em um ambiente familiar inflamado. Ou outra pessoa pode ter uma personalidade extremamente arredia, mas a vida familiar parcimoniosa pode vir a tranquilizá-la.
Espero sinceramente ter a bênção que acredito ter, de poder proporcionar aos meus filhos o melhor ambiente para que cresçam em paz, harmonia e luz.
Um comentário:
Depende... às vezes por conta de um ambiente conturbado a pessoa se tranca. No geral concordo contigo, e faço votos que seja uma família calma e feliz!! ^^
Só vai ser ruim de visitar pq o RS é longe pacas! rs.
beijo!
Postar um comentário