"Cada qual sabe amar a seu modo; o modo pouco importa; o essencial é que saiba amar." (Machado de Assis)

quarta-feira, janeiro 26

Males necessários

É muito difícil você falar sobre questões que dão polêmica grande entre adultos com um ser humano na idade da formação de seu caráter.

Primeiro porque tudo o que vc fale vai influenciar diretamente na formação da alma de um ser humano. Segundo porque é constrangedor. Terceiro porque são assuntos que dão até briga entre adultos, que dirá o que não faz na cabeça de uma criança.

Minha irmã mais nova puxou assuntos comigo ontem que são desafiadores: homossexualismo, racismo, preconceito e traição. E o que eu pude passar para ela além de dizer que ela mesma quem deve avaliar quando ficar maior é: todos somos iguais perante Deus, mas isso não significa que o que é errado deva ser tomado como certo só porque a Globo quer.

Tenho amigos homossexuais, já namorei negros, sofro preconceitos (por estar acima do peso, por ser branca demais - sim, acontece) e já vi a traição de pessoas próximas a mim (e que acabaram mt mal, diga-se de passagem). Então acredito que possa dar alguma palavra a respeito disso.

Mesmo não estando "na pele" em alguns destes casos (em boa parte, graças a Deus), lembro sempre de que podemos aprender as coisas da vida de três formas: pelo amor, pela dor e pelo exemplo.

E procuro ensinar sempre pelo amor, e aprendo sempre pelo exemplo.

A única coisa que digo é: respeite as diferenças, ame seu próximo. E nunca faça algo que você não gostaria de passar.

O resto, só o tempo ensina.

Um comentário:

Anônimo disse...

poise querida, disse tudo.. sei de algumas historias ae, marucs contou..... eu ando pasando por isso com meus irmaozinhos tb, minah irma é cabeça aberta; o muleke tem 12 anos e já é homofóbico. um dia ele entede melhor. ou não...

bjooooos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...