"Cada qual sabe amar a seu modo; o modo pouco importa; o essencial é que saiba amar." (Machado de Assis)

quarta-feira, setembro 6

Mulheres que assustam (?)

Sabe aquela sua amiga que é linda, que mora sozinha, é culta, divertida e interessante, mas que simplesmente não consegue encontrar a sua "alma-gêmea"? Você também é assim?

Ela (ou você) não está sozinha no planeta. É uma de tantas mulheres que poderiam ser consideradas as mulheres perfeitas, e que teoricamente seriam o objeto de desejo de qualquer homem, porque foi assim que nós aprendemos que seria - se você é cama, mesa e banho, e ainda de quebra não dá dor de cabeça e é bonita de se mostrar, qualquer homem vai te disputar no tapa.

Mas aí crescemos e não é assim que acontece. Estamos sozinhas, enquanto aquelas que são medianas no resto todo estão sempre acompanhadas.

Um dos caras com quem conversei a respeito, carioca em seus 34 anos, foi o que primeiro me disse o motivo: essas mulheres, em sua perfeição, assustam. Em sua teoria, de alguma forma, os homens se sentem inferiorizados quando as encontram, porque são mulheres com opinião formada e totalmente independentes... então, pra que precisariam de um homem? O homem deixaria de desempenhar seus papéis principais: protetor, mantenedor e tutor. Então sentem que não seriam suficientes, talvez. Ou então que seriam colocados em segundo plano. Ou mesmo quem sabe acham que a concorrência seria acirrada demais. E os inseguros... que não seriam suficiente para elas.

Outro rapaz, paulista de mais ou menos 28 anos, me disse que o homem precisa se sentir importante para despertar seu interesse. Daí viria aquela velha dica de pedir uma ajuda, tirar uma dúvida ou mesmo pedir um favor. Chamaria muito mais a atenção um delicado pedido de ajuda do que um debate intelectual sobre a saída de Plutão do conceito de planeta, o novo filme do circuito alternativo ou as tendências socio-econômicas da Ásia.

Um amigo de Brasília, em seus 20 anos, confessou que quando conheceu uma menina tão 'autônoma', se sentiu um pouco assustado de início pois jamais tinha convivido com pessoas dessa forma. Ele estava acostumado com pessoas que falam sobre futilidades e que o papo não durava mais de 15 minutos. De repente, descobriu alguém com que pudesse conversar por horas a fio e a conversa nunca terminava. E quando terminava, já ficava a vontade de conversar mais. Disse que, depois que se acostumou com isso, nunca mais se interessou por pessoas diferentes disso. Mas que precisou quebrar essa barreira para admirar e até precisar de alguém assim.

Isso é um ponto pra gente refletir: o que estamos fazendo que está impedindo a aproximação das pessoas: amigos, amores, sócios. Será que o feminismo não estava errado nesse ponto? Ou será que a sociedade brasileira ainda é atrasada demais?

Quando nós matamos um leão por dia pra trabalhar, estudar, cuidar da casa e namorar, será que não deixamos de lado a essência feminina?

Será que nós não deixamos nossa feminilidade para nos parecermos com algo que não é o que nós somos o tempo todo (quase sempre não é o tempo todo)?

É algo a se pensar... senão, em pouco tempo, não existirão mulheres e homens... mas apenas sexo feminino e sexo masculino.

2 comentários:

Nina Souza disse...

Maninho, que bom que existem excessões!!!
Na verdade não é uma regra minha, mas apenas uma reflexão...rsrsrs
Brigada pelo carinho! Bjs!

Anônimo disse...

Eu já imaginava isso, ainda bem que não estou sozinha. Ufaaa
Precisamos mesmo é achar esses homens valentes, que não se assustem com mulheres como nos.

Gostei do blog, parabens!!

Abraços

Janice

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...