"Cada qual sabe amar a seu modo; o modo pouco importa; o essencial é que saiba amar." (Machado de Assis)

quarta-feira, março 28

Caminho do Bodhidharma

Fato: eu sempre que me sinto um pouco angustiada, me refugio no budismo. E sempre que me sinto assim é porque estou a muito tempo sem ler a respeito.

Então ontem eu estava lendo um texto sobre zen budismo que menciona o caminho do bodhidharma (um dos patriarcas do zen) e como seguir sua jornada. Me chamou a atenção esse texto que menciona duas formas de se entrar no caminho: pelo caminho da inteligência (você se convence que é importante e toma a decisão) e pelo caminho da conduta.

A parte interessante é quando ele fala quais os requerimentos do caminho da conduta, que são:
- conhecer como se livrar do ódio
- aceitar o karma
- estar de acordo com o dharma
- nada desejar

Por mais que você se esforce pelos três primeiros, quantas as vezes sofremos por algo que desejamos, ou por apego? Quantas vezes nos sentimos frustrados por que esperamos algo que não acontece, ou que sai diferente do plano? Porém, é interessante o contraste de que uma das fontes efêmeras porém mais comuns de felicidade - conquistar algo que se quer muito.

Seria possível mesmo se livrar dos desejos e dos apegos?

Vou ficar pensando nisso por alguns dias.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...