"Cada qual sabe amar a seu modo; o modo pouco importa; o essencial é que saiba amar." (Machado de Assis)

quinta-feira, setembro 18

A evolução da Aliança de Compromisso

Tenho reparado em como aumentou o número de pessoas que usam aliança de compromisso.
Para quem não sabe do que se trata, é uma aliança que costuma ser de metal branco (prata, aço cirúrgico ou algo do gênero), utilizada na mão direita.

As pessoas que usam têm o propósito de fazer um indicativo de um compromisso bastante sério, que futuramente dará em noivado. Como ainda não puderam/quiseram noivar, adotam a aliança para formalizar a seriedade do relacionamento.

Tá... alguns(mas) namorados(as) ciumentos(as) meio que forçam a barra para que o outro use, de forma a meio que demarcar território. Mas todos os que conheço e que usam, o fazem por livre e espontânea vontade.

A minha aliança de compromisso foi comprada no RS e é de prata. Usamos na mão direita até o momento em que fomos morar junto do outro. Aí ficamos naquela de comprar uma nova, de ouro, até que surgiu a idéia de usarmos a mesma aliança só que na mão direita até o dia em que oficialmente casarmos (o que pretendemos fazer daqui a um ou dois anos) - ou até que mudemos de idéia e resolvamos usar a 'douradinha' mesmo sem casar no religioso e no civil. Então, resolvemos isso: usaremos a de prata por um tempo, até acertarmos o casamento propriamente dito.

Então, quando começamos a usar ela na mão direita, comecei a reparar... muitas pessoas estão começando a usar também na mão direita. E quando calha de eu conseguir perguntar, são pessoas que - como eu - têm uma união estável mas pretendem se casar legalmente em breve.

Os motivos são os mais diversos. Alguns preferiram montar a casa toda antes de casar. Outros, fazer um teste para ver se não rola a tal "incompatibilidade de gênios". Outros, ainda, por comodidade - ambos moravam sozinhos e resolveram 'unir as contas'. Mas todos ainda pretendem se casar no civil, pelo menos, ou até mesmo no religioso. Mas, se todos abriram mão do casamento oficial provisoriamente, não deixaram de usar a aliança e, como vai rolar no religioso ainda, para diversificar da oficial, usam uma de metal branco.

E eu, que pensei que fosse idéia doida nossa, fiquei surpresa de conversar com essas pessoas e perceber que isso é uma idéia que está se alastrando.

Aí fiquei pensando que isso não deixa de ser uma evolução da sociedade moderna, de certa forma... porque uma evolução foi o fato de ser aceito uniões estáveis sem casamento. Depois, a forma como isso passou a ser tratada entre os próprios casais.

Bacana isso. :)

2 comentários:

Alianças de Namoro disse...

Adorei saber a história das alianças de namoro!

Anônimo disse...

Olá Nina, tudo bem? Vim te pedir um conselho, namoro a três anos e nós queríamos trocar de aliança, trocar por uma de prata mais bonita que a que temos. Mas não queríamos nos desfazer da nossa antiga , e a dúvida é essa dá para reutilizar a nossa aliança de prata atual e sei lá dar um up nela?? PS: adorei seu post, por favor me responda por e-mail: tatas.santos@gmail.com Desde já agradeço !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...