"Cada qual sabe amar a seu modo; o modo pouco importa; o essencial é que saiba amar." (Machado de Assis)

sexta-feira, outubro 3

O Caderno de Receitas da Vovó

Sempre achei estranho minha avó colecionando páginas e páginas de um caderno escrito com receitas. Achava estranho porque, inclusive, ela tinha o "divino dom" de saber todas de cabeça, fora que ela sabia improvisar como poucas pessoas que conhecí.

Mas hoje já começo a entender de certa forma... com dois meses de casada, já gastei todas aquelas receitas mais triviais que a gente adora - arroz, feijão, bife, peixe, frango... tudo já ficou com a mesma cara. Por mais que se mude um tempeirinho aqui e outro alí, começa a faltar criatividade.

Aí, eu que nunca gostei de cozinhar porque achava entediante, comecei a correr para a internet para pegar receitas. Mas pombas, às vezes isso é tão aborrecido!!! Porquê você NUNCA vai lembrar de QUAL das receitas milhares que o google traz é aquela que você experimentou e o marido adorou.

Fora que o que mais me aborrece não é fazer o jantar, mas ter que pensar NO QUE fazer para o jantar. Depois de passar o dia todo se estressando com mercado financeiro, com taxa de dólar, com banco, com tudo o que uma pessoa de finanças se aborrece.... chegar em casa e... bum! O que fazer para o jantar? (juro que é mais fácil escolher em qual fundo aplicar a grana dos outros)

Daí vc pergunta para o marido: "amor, o que você gostaria de jantar?", e ele responde o "qualquer coisa tá bom". Dai você dá um tapa na testa e pensa "o que fazer afinal?". Abre a geladeira e fica pensando... pensando...

Resultado disso tudo é que vou comprar hoje um caderno de receitas, para anotar aquelas que peguei no google e o povo aprovou. Não porque não lembre de uma receita feita, porque descobri que não existe o tal de "divino dom de lembrar de todas", mas porque receita é que nem o lembrar o caminho para quem dirigiu por ele... foi uma vez, lembra para sempre. Mas porque nem sempre a criatividade ajuda.

Agora acredito que a vovó na verdade usava aquele caderno grosso como uma espécie de "Minutos de Sabedoria" culinário... ela mentalizava "qual o almoço de hoje" e abria aleatoriamente numa das páginas. O trabalho que ela tinha era só de escolher se ia querer carne, frango, peixe ou massa.

Daí o resto é só colocar a mão na massa... literalmente. :)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...