"Cada qual sabe amar a seu modo; o modo pouco importa; o essencial é que saiba amar." (Machado de Assis)

quarta-feira, janeiro 5

"Eu só queria um pouco de paz..."

Ano novo... tudo o que desejamos para nós e a quem amamos é paz. Paz e felicidade.

Passamos o ano de branco, ou com a cor que simboliza algo que falta para que tenhamos felicidade. Comemos lentilha, romã, uvas, pulamos sete ondas, tomamos banho de champagne, de rosas... e nos enchemos de esperança para o novo ano que se inicia. Tudo para trazer a tão sonhada paz e a felicidade que tanto buscamos.

Passam-se os meses. Ao longo do ano, o que mais escutamos das pessoas em seus momentos de desabafo é: “Mas eu só queria um pouco de paz” ou “Tudo o que eu queria é ser feliz”. Parece que tudo o que fizemos no réveillon não fez diferença nenhuma, porque continuamos em nossa busca infindável – e sem sucesso.

E passam-se os anos, e as mesmas pessoas continuam buscando e desejando paz e felicidade no réveillon, e continuam correndo atrás do que temos como conceito de felicidade ao longo do ano.

Correndo... buscando... tentando. Não precisamos correr ou buscar. Está tudo diante de nossos olhos, tão límpido como a água pura.

A felicidade é um sentimento de quem está em paz. E a paz está dentro de nós mesmos.

Ser feliz e viver em paz depende muito mais deu uma decisão do que de um encontro ou uma busca.

Quando você realmente decide ser feliz, passa a se importar com as coisas que realmente importam, e assim começa a tomar as decisões certas. A fazer as coisas certas. A seguir os caminhos certos. A tomar as atitudes certas quando os problemas chegam. E, o saber que você está fazendo tudo certo, fazendo o máximo possível, fazendo o seu melhor... isso é paz. É chegar ao final do dia e pensar: “eu fiz tudo o que precisava ser feito e estava dentro do meu alcance”.

Depende apenas da gente viver em paz ou decidir partir para uma guerra contra o mundo todos os dias. Aceitar as coisas boas que a vida nos dá, observar as pequenas bênçãos que recebemos, ser grato à vida por termos as oportunidades de aprendizado que recebemos, seguir adiante na caminhada... ou nos debatermos ferozmente contra tudo e contra todos, em uma busca incansável e insana atrás do que nossa mente julga ser o necessário e indispensável para nossa felicidade.

Eu decidi viver em paz, e encontrei a felicidade. Não sou melhor ou mais perfeita que ninguém, nem mais merecedora. Apenas tomei a decisão certa.

4 comentários:

J Araújo disse...

Nina, vou chamala de amiga. Obrigado pela visita e comentário, espero poder contar sempre com sua opinião. Com referencia ao titulo do post é tudo que queremos é um pouco de paz.

Aproveito a oportunidade e convida-a visitar também o Notas & Noticias.

Bjs

J Araújo disse...

A partir de agora também serei seu seguidor. Ah, com referencia ao convite seria para o Blog Serra de Minas. Perdoe a falha


Bj

Nanda disse...

Eu também só quero paz, Nina. Acho que isso é o mais importante!

Boa sorte na sua saga vegetariana! :D
Beijão!

Questão Fundamental disse...

Bom encontrar o jeito certo de nos avaliar e descobrir o que podemos fazer para ter mais conforto com o entorno que nos é dado. Boa sorte com as suas escolhas!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...