"Cada qual sabe amar a seu modo; o modo pouco importa; o essencial é que saiba amar." (Machado de Assis)

terça-feira, junho 24

A polêmica do parto humanizado versus cesariana

Já tem um tempo que tenho lido centenas de artigos, posts no facebook, blogs e comentários sobre as vantagens maravilhosas de se ter um parto humanizado versus uma cesariana.

Eu não tenho opinião formada sobre um ou outro, tecnicamente falando. Penso que a cesária é um recurso tecnológico. Mas se a mãe decidir usar este recurso desde o início, é opção dela. Usando um exemplo extremo, mas que serve, tem gente que prefere pagar contas no banco, tem gente que usa a internet. Não tem certo ou errado nisso.

A única coisa que certamente formei opinião sobre isso até agora é: essa polêmica de "parto humanizado" x cesária virou mais uma forma de manifestar a arrogância, prepotência e o egoísmo de uma sociedade doentia e intolerante. 

Não sou a favor nem contra quem escolhe um ou outro. Simplesmente não me importa, cada um faz o que quiser da própria vida. Da *própria vida*, ressalte-se.

Só penso no seguinte: de que adianta tanta fazer "parto humanizado" e depois transformar a vida da criança em um inferno, ou ser parte de uma familia totalmente desestruturada emocionalmente, ou não se importar com os sentimentos da criança?

Mãe é quem dá amor, educação e valores. O resto é mero detalhe de percurso.

Como vem ao mundo, se a roupinha era azul ou verde, se nasceu em casa, na Perinatal ou no SUS, isso é o que menos importa no "big picture".

Please, mais amor e menos intolerância!

Um comentário:

Tina disse...

Oi Nina!

Eu acho demasiado esse tipo de intromissão na vida alheia. Acredito que a decisão sobre que tipo de parto ter deve ser "primeiramente" da parturiente e em seguida, de comum acordo com seu médico.

A opinião dos outros não cabe num momento tão pessoal como esse, e nem deve ser considerada. #prontofalei

Beijo grande e obrigada pela visita ao Blue Moon, volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...