"Cada qual sabe amar a seu modo; o modo pouco importa; o essencial é que saiba amar." (Machado de Assis)

terça-feira, fevereiro 15

Se eu fosse um BBB...

Acho que todo mundo, mesmo os que não gostam de BBB como eu, já deve ter parado pra se perguntar o que faria com R$ 500.000 (agora é um milhão, né?)

Eu estava conversando com meu colega-vizinho-de-trabalho a respeito.

O que faria...

a) Uma pessoa comum: comprava uma casa na tijuca pra morar e uma ou duas pra alugar, um taxi pra trabalhar, ia comprar e viajar horrores e ia viver da renda do taxi e da casa alugada. Era o que eu pensava a "alguns muitos anos" atrás. Eta pobreza.

b) A Cida, ex-BBB: Meteu o pau no dinheiro comprando e viajando horrores, bebeu R$300.000 em pinga, comprou uma casa em Mangaratiba e agora tá querendo comprar o boteco do pai da noiva de um amigo meu aqui do trabalho, pra viver (sem sacanagem, é sério msm). Mas parece que o velho não quer vender.

c) Meu colega-vizinho-de-trabalho: Compraria uma casa de 200.000, aplicaria 200.000 (digamos, por baixo... se aplicasse na poupança a 0,65% a.m. ia receber mensalmente 17 mil) e ia gastar o resto comprando, viajando, se vestindo e se divertindo, e viver da renda. Não sei se ele mudou de idéia de ontem pra hoje. kkkkkkkkkkkk.

d) Eu: Aplicaria 300 mil (aplicando nas mesmas condições, ia receber 26 mil ao mês), não compraria casa (ia viver de aluguel) , gastaria 100 mil me vestindo respeitosamente bem, viajando para curtas distâncias e pagando contas imediatas, e os 100 mil restantes ia abrir uma franquia pequena de uma boa marca de alguma coisa - estilo mundo verde, mc donalds, qq coisa assim e que me dê um bom retorno.

Porque eu não compraria uma casa? Essa foi a pergunta do meu amigo.

Simples... um aluguel de um puta apartamento de três quartos no leblon custa em torno de 2 a 3 mil por mês. Que eu tenha de outros gastos residenciais mais dois mil, sobrariam entre 20 e 22 mil pra eu viver muito bem, durante todo o mês. Fora meus rendimentos com franquia.

Se eu comprasse um apartamento de 200 mil (no máximo conseguiria, neste preço, um razoável dois quartos na Tijuca ou bairros de semelhante porte da zona norte), eu só ia ter 17 mil pra pagar todas as minhas contas, fora meus rendimentos com franquia.

Mas Nina, porque aplicar na poupança e não em outra coisa? Foi chute. Poupança é o menor rendimento do mercado, além disso vc não paga imposto de renda. Outros fundos, como Renda Fixa, CDB e CDI vc paga em torno de 24% por ano em IR, mas obviamente tem um retorno bem maior que a poupança. Claro que tem bancos que abatem esses valores, mas aí é sentar com um bom gerente e conversar. E, obviamente, tudo depende de como vc fecharia o negócio e em qual conjuntura macroeconômica. Mas, pelo sim pelo não, chutamos por baixo - coisas técnicas da contabilidade.... princípio de sei-lá-o-que... considerar a pior hipótese.

Simples assim. ;)

(OBS: como gastar dinheiro todo mundo sabe, mas como conseguir dinheiro... rs)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...