"Cada qual sabe amar a seu modo; o modo pouco importa; o essencial é que saiba amar." (Machado de Assis)

quinta-feira, maio 5

:: Simplicidade

Um "triálogo" sabadesco, na casa da mami:

Eu indo embora pra casa, debaixo de frio e chuva

mami: "filha, vc vai nesse frio mesmo?"

eu: "vou mãe, senão quando mais tarde, mais cai a temperatura" (digo com minha irmã-do-meio ou mid-irmã observando)

mami: "essa vai com essa barriga de fora?"

eu, puxo a blusa pra baixo e digo: "pronto"

mid-irmã: "eu fico impressionada com ela. Se minha mãe dissesse isso pra mim, eu ia trocar de blusa ou procurar outro casaco que fechasse... mas ela não, simplesmente vai e abaixa a blusa..."

"... eu tenho impressão que viver a vida da Nina deve ser bem mais simples"

minha mãe rí. E eu digo: "e é mesmo". E suspiro. E dou uma risada tb.

-----------

Sim, é bem mais fácil enxergar a vida como procuro. É mais simples abaixar a blusa e pensar "dane-se". Atualmente, quase nunca esquento minha cuca com nada. Mas eu não completei o que queria dizer, e vim refletindo até minha casa sobre isso.

A risada foi porque eu rí por último. O suspiro foi pelo que já passou.

A simplicidade é atributo dos que tem sempre muitos problemas pra resolver. Não é exclusividade, mas costuma ser atributo. Geralmente, quem tem uma vida muito atribulada e ocupada (e não tou dizendo que a minha seja nem que a minha não seja, nem que a dela não seja) geralmente precisa simplificar. Minimiza os problemas mais simples. É uma questão de vida ou morte. Ou você simplifica, ou vc não vive.

A simplicidade não é uma questão apenas de estilo de vida, ou de ser cabeça fresca. Eu já fui a pessoa mais tensa e mais dificultosa que já existiu na face da terra. Até o momento que, depois de duas estafas, dois namoros - um falido e o outro indo pelo mesmo caminho - e alguns meses dormindo sob uma rajada de remédios, chazinhos e comprimidos fitoterápicos, eu simplesmente dei um basta.

Psicólogo não adiantava. Família não adiantava. Amigos não adiantavam. Namorado não adiantava. Precisava ser eu. Então, porque a vida me obrigou a ser assim, precisei simplificar.

A felicidade das pessoas dependem da capacidade delas aprenderem com mais rapidez ou não que precisam urgentemente simplificar a vida. Você pode viver sem qualidade nenhuma, se martirizando, se maltratando, porque você continua complicando sem querer, sem saber.

Então eu, pra não ficar completamente louca, me entreguei de braços abertos à simplicidade. Pouca coisa realmente me esquenta a cabeça hoje. Simplesmente porque não tenho mais tempo nem saco pra isso. rs.

E não é só o "deixa a vida me levar", mas saber pra onde ela tá te levando (ou desconfiar) e curtir isso simplesmente pelo fato que a vida é assim e que vc sabe que vai tirar algo bom. :-)

Eu tenho outro texto que escrevi sobre isso, mas vou deixar para uma próxima oportunidade, porque entra em outro assunto: a felicidade através da busca do seu eu verdadeiro.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...