"Cada qual sabe amar a seu modo; o modo pouco importa; o essencial é que saiba amar." (Machado de Assis)

terça-feira, fevereiro 9

Onde seu direito termina

No passado, no tempo em que a vontade de alguns era soberana sobre a dos outros, era muito comum vermos as pessoas terem sua liberdade e direitos sobrepujados pelos senhores feudais, por exemplo. Alguns poucos exerciam seu poder na base do chicote, da morte ou do imposto. E todo o restante era obrigado a acatar o que era determinado.

Atualmente, tudo mudou. Vimos as pessoas requererem seus direitos, lutarem pela sua liberdade. Fazer valer seu desejo.

Mas da forma errada...

Vamos às ruas (quando nos interessa), fazemos passeatas pelas causas que nos convém, mandamos correntes por email falando sobre deputados corruptos ou com a conta da Cruz Vermelha para a causa do Haití. Damos esmola ao mendigo para nos sentirmos melhores, ajudamos o asilo para manter uma atitude socialmente correta. Fazer nossa parte para um mundo melhor, frequentemente dizemos.

Mas não mudamos...

Tal como um bilhão de senhores feudais, todos os dias as pessoas lutam para impôr o seu direito sobre o do outro. Não se importam com o que o próximo (que é, frequentemente MUITO próximo) sente ou pensa... simplesmente queremos fazer prevalecer o nosso desejo do momento sobre todo o resto, sem interessar qual será a consequência dele no bem estar dos que nos cercam.

Não nos importamos de nos sentarmos no metrô e deixar o idoso ou a grávida de pé.

Não ligamos se nossa bolsa está batendo na pessoa de trás em um ônibus lotado.

Não permitimos que os outros falem quando, irados, pensamos que estamos com a razão.

Não deixamos de dizer uma coisa que vai magoar alguém em um momento de raiva e nem pedimos desculpas quando nos arrependemos.

Não perdoamos uma pessoa que cometeu muitos erros mas que se esforça para ser uma pessoa melhor.

Não aprendemos com o passado, em que ficou mais do que explícita a velha máxima: seu direito termina quando começa o meu.

Fica a reflexão: até onde eu posso ir? Qual o limite do meu desejo, do meu bem estar? Minhas vontades estão se sobrepondo à vontade de alguém? Onde seu direito termina?

Bom dia a todos!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...