"Cada qual sabe amar a seu modo; o modo pouco importa; o essencial é que saiba amar." (Machado de Assis)

quinta-feira, fevereiro 11

Meditando no Carnaval

O que você vai fazer este carnaval?

O carnaval foi "criado" na verdade um período de festas que precedem as restrições do período da quaresma – período que vai até a páscoa. Diferente de algumas religiões como o Islamismo e Judaísmo onde as festas vêm depois de um período de restrição severa, o Carnaval será o “pé na jaca” antes da “seca”. Sendo assim, o carnaval seria uma festa cristã – assim como é o Natal, por exemplo.

No wikipédia diz:

A palavra "carnaval" está, desse modo, relacionada com a idéia de "afastamento" dos prazeres da carne marcado pela expressão "carne vale", que, acabou por formar a palavra "carnaval".”

Cada um comemora o carnaval da forma como mais gosta – pulando com os blocos, desfilando na escola preferida, pegando praia todo dia e/ou viajando para o interior. Eu particularmente prefiro sempre viajar para o interior, estar em contato com a natureza e me desconectar desse rítmo frenético de uma metrópole. Mas em todas essas alternativas, podemos nos conectar com o lado zen/espiritual/religioso do feriado sem precisar se meter em um retiro espiritual.

Existem duas formas de meditação, a ativa e a passiva. A meditação passiva é a que nós conhecemos mais, que é você ficar em estado zen, meditando em silêncio. Mas existe uma outra forma de meditação, que é a ativa.

Algumas pessoas meditam com música. Outras, em oração. Já vi budistas meditando com o barulho intermitente de uma espécie de pêndulo. Pode meditar sobre sua vida escrevendo repetidamente seu nome em uma folha de papel. Há ainda aqueles que desenvolvendo alguma atividade, como pintura ou tocando um instrumento por exemplo, conseguem entrar em estado contemplativo e até mesmo em transe.

É simples assim: você pode meditar fazendo qualquer coisa (mais intensamente ou menos intensamente de acordo com alguns fatores). Olhando para o mar, nadando em um rio, andando descalso na grama, pode entrar em transe em pleno desfile na sapucaí, ou mesmo se conectar à vibração positiva e alegre com amigos na massa de um bloco de carnaval. E no final, você vai parar pra pensar em como você esteve longe e perto ao mesmo tempo.

Obviamente, as energias podem ser totalmente diferentes em todos os casos, devemos ter cuidado também com as energias negativas que estão sempre mais fortes no carnaval dado a diversos fatores (quem sabe motivo de outro post), mas não quer dizer que não seja possível meditar enquanto fazermos o que gostamos.

De qualquer forma que você vá aproveitar o carnaval, divirta-se e relaxe. J

Até a volta!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...